• Maringá   (44) 3262-1595
  • Cascavel   (45) 3096-1100
  • Email: certezza@certezza.com.br
  • Rede Social

Artigos

31 de julho de 2017

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PARA O SETOR EMPRESARIAL

Crise, endividamento, prejuízo.

Essas palavras sem dúvidas fazem parte dos pesadelos que assombram boa parte dos empresários no Brasil, atualmente não é difícil encontrar grandes empresas, com produtos de qualidade, boa aceitação no mercado e com número de vendas excelentes, mas que não conseguem atingir o tão almejado lucro no final do exercício.

Segundo matéria divulgada no dia três de julho pelo site do jornal O Estado de São Paulo, um levantamento realizado apontou que aproximadamente 40% das maiores empresas brasileiras que realizam operações na Bolsa de Valores de São Paulo estão em estado de endividamento alto, sendo mais da metade em estado crítico. Os motivos que levam a este fato podem ser diversos, alguns exemplos deste são: O estado de crise atual do país, elevado custo de produção/aquisição, despesas desnecessárias com vendas, financiamentos e juros abusivos, elevada carga tributária, gestão financeira ineficiente, planejamento tributário errôneo, entre outros.

Dos exemplos acima citado se destacam nos dias de hoje: (I) a elevada carga tributária; e (II) o planejamento tributário errôneo, ou, a falta de planejamento. Tal conclusão é obtida através do grande número de interessados no novo programa de parcelamento do Governo Federal, o PERT (Programa Especial de Regularização Tributária), que indica de forma clara a existência de dívidas com o Governo.

Que o Brasil possui uma lista de tributos extensa, legislação complexa e alíquotas elevadas não é novidade para ninguém, mas o que muitos talvez não saibam, ou não oferecem devida atenção é que os impactos desta elevada carga tributária podem ser amenizados e até mesmo sanados com um planejamento tributário lícito, bem elaborado e executado.

Um dos principais objetivos da contabilidade diferentemente que do que se aparenta, não é demonstrar ao fisco o valor de imposto devido pela empresa, mas sim fornecer ao empresário e aos administradores informações e dados para auxiliar na tomada de decisões. Uma contabilidade eficiente e realizada de maneira correta é indispensável, além disso permite ao Consultor Contábil acesso a dados confiáveis para a elaboração de um planejamento tributário eficiente. O objetivo do Consultor Contábil através do planejamento é encontrar a melhor, ou menor, carga tributária, prevenir passivos gerados pela tributação errônea e, consequentemente, aumentar o lucro, tudo de forma legal e licita.

 Algumas das estratégias utilizadas é evitar a incidência do tributo, reduzir as alíquotas através de benefícios e prolongar o prazo para pagamento, estes são bons exemplos de como pode ser utilizada o planejamento tributário, lembrando sempre que todas as medidas devem ser elaboradas em conformidade com a legislação vigente. Os benefícios proporcionados podem ser muitos e quase sempre são visíveis nos resultados da empresa, como exemplo de benefício pode ser citado o aumento no lucro, a confiança na tomada de decisão, a provisão para pagamento de tributos proporcionando melhora do fluxo de caixa, o reembolso de tributos pagos a maior, a redução de custos e outros.

Ao realizar o planejamento tributário de sua empresa conte com a Certezza Consultoria Empresarial que possui um quadro de colaboradores especializado e experiente, além de comprovados casos de sucesso.


Por: Valdeir Cereza.
Certezza Consultoria Empresarial.