• Maringá - PR   (44) 3262-1595
  • Cascavel - PR   (45) 3096-1100
  • São Paulo - SP   (11) 3044-2095

Artigos

08 de fevereiro de 2017

SIMPLIFICAÇÃO BLOCO “K” P/ INDÚSTRIA

O CONFAZ confirmou a simplificação do Bloco K do SPED, que pelos próximos dois anos será entregue apenas com os registros que tratam da movimentação de estoques. A simplificação foi uma conquista importante ao setor e foi resultado das negociações mantidas entre as Federações das Industrias com os fiscos Estaduais e Federal.
 
Com as alterações, o Boco K será obrigatório a partir de janeiro de 2017 apenas para as indústrias com faturamento acima de R$ 300 milhões/ano e a partir de 2018 para as indústrias com faturamento acima de 78 milhões/ano, sendo que não serão exigidos, nesses períodos, os registros que geram os maiores problemas para o setor industrial.
 
Entretanto, a partir de 2019, será obrigatório o envio dos dados mais detalhados da produção, como por exemplo a lista insumos utilizados e a quantidade efetivamente consumida na fabricação de cada produto, trazendo risco de quebra do segredo industrial, aumento de custos e maiores chances de autuações.
 
De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, será formado agora um grupo de trabalho entre os Fiscos federal e estaduais e o setor industrial para "discutir melhor e elaborar talvez um outro modelo". "Vamos continuar insistindo que as empresas têm direito à segurança nas informações", afirma Campagnolo.
 
Desta forma, é importante que o setor industrial continue mobilizado na discussão desse tema, para que a obrigação do Bloco K seja adequada dentro da realidade da atividade, evitando prejuízos e exposição de informações sigilosas.
 
 
Samuel Vilvert da Silva
 

ARTIGOS

14 de julho de 2017
NOVA LEI DA TERCEIRIZAÇÃO
02 de março de 2017
OBRIGATORIEDADE DO SISCOSERV
08 de fevereiro de 2017
OPORTUNIDADE REINTEGRA 2017